A linha de cuidados dermatológicos da SAS Brasil tem foco na triagem de lesões suspeitas, com realização de cirurgias para retirada de câncer de pele de pacientes e acompanhamento anual de pessoas diagnosticadas. Unindo tecnologia e inovação, a SAS Brasil combina triagens presenciais com avaliações remotas, promovendo ações de educação, prevenção e diagnóstico.
Da triagem ao acompanhamento
Nas cidades em que atuamos, a equipe de campo recebe a população para uma triagem inicial. Nessa interação, os profissionais fotografam as lesões de pele, e as imagens são avaliadas por dermatologistas por meio da telessaúde.
Se os médicos julgarem necessário, o paciente é chamado para uma consulta presencial, em que será avaliado e, se necessário, passará por procedimentos como a crioterapia ou biópsia. Depois dos procedimentos, o paciente é acompanhado via telessaúde para monitorar a cicatrização e a retirada dos pontos. Além disso, os pacientes têm acesso a teleatendimento em saúde mental.
A demanda por um acompanhamento
“Por ser albina, [minha filha] precisa de muito cuidado, ainda mais que aqui na cidade o sol é muito forte o tempo todo. Tem que acompanhar a pele dela constantemente, mas dermatologista só tem em outra cidade ou na capital, então a preocupação é dobrada”.

Diagnóstico negligenciado por uma década
“[Meu pai] estava com uma mancha há mais de 10 anos e nunca nos falaram que aquilo poderia ser uma lesão maligna. Estamos aliviados de ter vindo aqui e resolvido logo tudo”.

Há 15 anos lutando contra o câncer
“Tenho 97 anos e estou há três anos na espera por essa cirurgia. Se não tivesse feito aqui, precisaria encarar 10 horas de estrada, mais de 600 quilômetros, sem contar que uma viagem dessa não custa menos de 400 reais. Tudo isso para conseguir uma consulta com uma dermatologista”.

Histórias que mostram a transformação de vidas
Para conseguir levar educação, prevenção e diagnóstico na linha de cuidado dermatológico, a SAS Brasil conta com o patrocínio da La Roche Posay Brasil.
